Espirrar, tossir, gargalhar e perder xixi é normal?
Não!!!! Em hipótese alguma perder xixi é considerado normal!
Praticamente todas as gestantes sentem vontade constante de fazer xixi. Necessidade que é exarcebada com o passar das semanas.
Esta característica é natural e justificada pelo aumento gradual do peso corporal da mamãe e o crescimento de seu bebê no útero. A bexiga passa a ser pressionada e a urina a possuir menos espaço para ser acumulada.

Episódios de perda de urina no caminho de ida ao banheiro, ao chegar ao banheiro ou durante um esforço não são considerados normais, apesar de muito comum, principalmente durante o terceiro trimestre de gestação.
Se somarmos alguns fatores como a obesidade, tabagismo, constipação intestinal (prisão de ventre), diabetes gestacional e incontinência pré-existente, o risco de perder xixi durante a realização de um esforço aumenta ainda mais.
De fato, os estudos mostram que 40% das gestantes apresentam incontinência urinária de esforço, ou seja, elas perdem urina ao realizar um esforço em seu dia-a-dia, sua rotina, como por exemplo, espirrar, tossir, gargalhar, subir um degrau, agachar, pegar o irmão mais novo no colo, etc.
A boa notícia é que essas perdas de urina podem ser prevenidas e tratadas!!
Segundo o International Journal of Gynecology & Obstetrics, os nossos hábitos antes da gestação são tão importantes quanto os de durante. Portanto, manter uma alimentação saudável e praticar uma atividade física regular contribuem para diminuir os riscos de incontinência durante a gestação.
Destacam ainda, a importância da realização dos exercícios e massagens nos músculos do assoalho pélvico (períneo) com um profissional especializado.
Então mamães, atenção!!! Se alimentem bem , pratiquem uma atividade física regular e cuidem bem do seu períneo, evitando assim, essas perdas tão indesejadas neste momento tão esperado!

Dalila Faleiro

Comentários
Postar um comentário