Conversei com a mamãe alguns dias antes para explicar como seriam realizadas as fotos: o que deveriam fazer, como deveriam se vestir e quanto tempo duraria. O objetivo do ensaio era o registro de um simples dia na praia em família. Minha proposta foi fazer um ensaio no estilo lifestyle, onde minha direção seria mínima, deixando os acontecimentos se desenvolverem à medida que o tempo ia passando e propondo algumas poucas fotos posadas. O resultado ficou incrível: fotos espontâneas e muito divertidas. As crianças foram ótimas e toparam, cheias de disposição, todas sugestões de brincadeiras como correr na água, catar conchinhas, construir castelos de areia...
Meu ensaio na praia foi bem sucedido mas a realidade é que nem sempre crianças colaboram na hora dos cliques, ainda mais quando reunimos idades distantes com interesses diversos. A hora das fotos pode não ser uma tarefa tão fácil, tanto para os pais como para os fotógrafos. E agora, o que fazer?
Uma dica pra você que contratou o fotógrafo e as crianças estão dispersas, se escondendo da câmera (algumas fazem até careta :p): opte por um estilo de fotografia documental, onde o fotógrafo fique mais afastado, quase invisível e sem interferir na cena. A partir daí siga sua rotina como seus filhos, propondo brincadeiras entre vocês como se não estivessem numa sessão de fotos. Não force a barra, cada criança tem seu tempo. O fotógrafo documental saberá captar os melhores momentos de vocês e se aproximará quando sentir que o clima ficar receptivo por parte dos pequenos. A essência da sua família será registrada da melhor maneira, onde até mesmo as birras das crianças farão parte do conjunto da obra.
Fotos: Claudia Ruiz Fotografia

Comentários
Postar um comentário