Pular para o conteúdo principal

Porque temos vontade de doces na gravidez e como lidar com ela?



Durante a gravidez e, principalmente, nos primeiros meses, nós ficamos extremamente gulosas, não é verdade? Sobretudo, uma categoria de guloseimas nos atrai em especial: os DOCES!
Mas aqui vai uma notícia que pode ser usada como desculpa pelas mais doceiras: esta super vontade de doces tem explicação, não é assim meramente um desejo de gordice!
Para a macrobiótica, existem dois fatores complementares que são o Yin e o Yang. O bem estar e a saúde dependem do equilíbrio entre estes dois fatores mas, fato é que, os seus extremos também acham uma forma de equilibrar-se, o que não significa, de todo, um estado de plena saúde e bem estar.
A velocidade do crescimento do bebê na gestação origina uma condição ainda mais Yang na mulher, o que faz com que as grávidas se sintam atraídas pelos doces, que são alimentos extremamente Yin, na tentativa do corpo de equilibrar-se.
O problema dos doces convencionais é que não só estão cheios de açúcares refinados, mas também de outros ingredientes os quais não queremos ingerir, tais como farinhas refinadas e alimentos de origem animal, como ovos e leite.
A boa notícia é que vou vos deixar aqui três receitinhas de coisinhas práticas, doces e cheias de bons nutrientes para satisfazer a vontade das formiguinhas de plantão sem (muita) culpa e livre de ingredientes de má qualidade:
  • Barrinhas de Cereais – Para estas eu uso arroz integral tufado, sementes de sésamo, sementes de abóbora e amêndoas, todas tostadas..
    Numa panela, colocar 5 colheres de sopa de geléia de arroz, duas colheres de sopa de manteiga de amendoim e uma pitada de sal integral.. Deixar fazer um caramelo, juntar as sementes, despejar em um tabuleiro forrado com papel vegetal, colocar outra folha por cima e abrir a "massa" com um rolo de massa..
    Deixar esfriar e cortar do tamanho que desejar..
  • Bolachas de Banana e Aveia – Esmagar 2 bananas bem maduras e juntar aveia em flocos até conseguir fazer bolinhas. Pode juntar também, de acordo com o gosto de cada uma, canela, passas, nozes, côco ralado etc. Fazer bolinhas, esmagar com a palma da mão, colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180º durante uns 10 minutos ou até estarem douradinhas.
  • Bolinhas Muito Nutritivas – Juntar alguns destes elementos: alperces secos, nozes, amêndoas, côco ralado com raspa de limão, geleia de arroz e alfarroba, dando o ponto de uma maçaroca. Fazer bolinhas e pode passar por côco ralado, farinha de amêndoa ou outra a gosto.
Vivam bem e sejam bons para o Planeta!

Comentários